Main menu

(11) 3717-5537

5 fatos sobre inteligência artificial que você não conhecia – e que vão te surpreender

06/07/2018
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Ela está em nossas casas, carros e celulares. E, ao que tudo indica, ganhará cada vez mais protagonismo em nossas vidas. Estamos falando da inteligência artificial, que promete revolucionar a economia, os costumes e vários outros aspectos da humanidade.

Por mais em voga que esta tecnologia esteja, há fatos curiosos a respeito dela que nem todos conhecemos. Será que é o seu caso? Continue lendo para descobrir!

 

5 fatos sobre inteligência artificial que você não conhecia

  • A ideia da inteligência artificial remete à antiguidade

A inteligência artificial (também abreviado no idioma inglês como AI – Artificial Intelligence) começou a ser pensada muito antes do que você imagina – e, inclusive, antes da invenção da computação ou da eletrônica:  filósofos da antiguidade clássica já refletiam a respeito da mecanização do pensamento, principalmente os da área matemática. Contudo, a falta de meios daquela época fez com que o seu desenvolvimento de fato só acontecesse alguns séculos mais tarde.

  • A inteligência artificial desperta, ao mesmo tempo, fascinação e medo

Alguns séculos mais tarde, começou o desenvolvimento propriamente dito das primeiras ferramentas de inteligência artificial. E, de uns anos para cá, sua evolução tem sido impressionantemente rápida.

Algumas pessoas receberam estas tecnologias com entusiasmo. É o caso de Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook, mídia e rede social: em entrevistas, ele não esconde seu otimismo a respeito do futuro da AI.

Outros, em contrapartida, são mais céticos. É o caso do fundador da SpaceX empresa de sistemas aeroespaciais, e da Tesla, empresa de automóveis elétricos, Elon Musk, e do fundador da Microsoft, Bill Gates. Para estes empreendedores, a inteligência artificial precisa urgentemente de uma regulamentação que ponha limites no que pode ser desenvolvido, pelo bem da própria humanidade. Musk, por exemplo, defende a proibição das armas inteligentes.

  • A inteligência artificial faz com que máquinas tenham sentimentos humanos

Um dos fatos mais impressionantes sobre a inteligência artificial é que elas tornam máquinas gente como a gente. Recentemente, a Microsoft criou um sistema que pode sentir emoções humanas. Batizado de Xiaoice, ele é capaz de interagir como uma garota de 17 anos. Ela é, inclusive, capaz de mentir – e, quando é pega na mentira, se envergonha como uma humana.

  • A inteligência artificial permite que robôs escrevam livros e componham músicas

Foi-se o tempo no qual especialistas acreditavam que máquinas podiam assumir apenas funções mais mecânicas e repetitivas, como montar automóveis. Atualmente, há softwares que podem fazer trabalhos criativos: eles escrevem desde notas jornalísticas até livros inteiros, compõem músicas e, inclusive, criam imagens.

  • A inteligência artificial também dorme

Em humanos, o sono tem uma função restauradora. Precisamos dormir bem para recompor-nos depois de um dia atribulado e preparar-nos para o próximo.

No caso de máquinas e programas dotados de inteligência artificial, isto também procede.

Cientistas do Google programaram o Deep Mind, projeto de AI da empresa, para tirar cochilos periódicos. Os profissionais esperam que isto ajude a solução a resolver coisas que não conseguiu enquanto estava acordada.

Do mesmo modo, o Deep Mind sonha: os cientistas do Google observaram várias imagens geradas pelo programa enquanto ele dormia.

Entusiasta da tecnologia? Nós, da TND, somos especialistas nela! Entre em contato conosco e conheça as soluções de TI que dispomos para sua empresa!

Fale Conosco

Nome

E-mail Assunto

Mensagem




0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×